Falar sobre segurança é mais do que pensar em soluções como câmeras e sistemas de CFTV (que já escrevemos sobre nesse post aqui). A instalação de um sistema de segurança ou execução de um projeto de segurança passa por pontos que parecem óbvios, mas precisam de muita atenção, como ter um bom projeto, considerar os riscos desse projeto e garantir a contratação de profissionais qualificados.
Separamos uma lista com os 5 maiores vilões da segurança para compartilhar com vocês. Confira abaixo:
Por mais que pareça difícil de acreditar, a falha no projeto é o principal e mais comum erro cometido na hora de montar um projeto de segurança patrimonial. Cada lugar tem uma necessidade especial, que precisa ser considerada na hora da montagem desse projeto.
Para atender as necessidades de segurança de dois locais diferentes, não é possível ter um projeto “de gaveta” , ainda que sejam do mesmo nicho.
Por exemplo: se a mesma empresa de segurança atender dois condomínios comerciais, obrigatoriamente ela deverá desenvolver um projeto para cada, pois – para pegar um exemplo básico – o local em que a recepção está disposta pode variar, variando também o posicionamento e quantidade de câmeras necessárias para cobrir visualmente a área em questão.
Servindo como um grande guia para o trabalho rotineiro, os registros de controle de segurança têm como objetivo orientar colaboradores e público em geral do estabelecimento sobre como proceder nas operações rotineiras e também em situações de emergência.
Na Master, por meio desse documento, detalhamos todo o passo a passo das ações necessárias a serem tomadas em cada tipo de situação, como por exemplo: acesso de visitantes, revista de volumes, entrega de encomendas e cartas dos Correios, uso de celulares, prevenção e combate a incêndio, atividades suspeitas, dentre tantas outras.
Basicamente todo o serviço e produto que vamos consumir é colocado dentro de uma relação custo-benefício, não é mesmo? Com a segurança não é diferente.
Com a nossa experiência de mercado de mais de 15 anos, aqui na Master conseguimos perceber que todos que buscam por meios de segurança querem preço competitivo de mercado, qualidade e resultado. Pensando nisso, observamos que em muitos casos é comum encontrarmos câmeras e sensores instalados de maneira equivocada ou na quantidade e especificações técnicas erradas. E você que acompanha o nosso blog, já sabe da importância de utilizar os equipamentos corretos.
É também comum encontrarmos postos de segurança humana com colaboradores destreinados, desmotivados ou subutilizados. O resultado disso é certo: recursos caros sendo desperdiçados por falta de gestão profissional e eficiente.
O objetivo principal da avaliação de riscos é garantir que a segurança patrimonial cause impacto e dificulte o acesso de pessoas não autorizadas, desencorajando criminosos e pessoas mal intencionadas.
No item anterior destacamos os prejuízos que um profissional mal preparado pode causar e a importância do custo-benefício. Para tentar fechar contratos, muitas empresas de segurança se posicionam no mercado tendo apenas preços baixos para oferecer e com isso acabam não tendo recursos para investir em estrutura e treinamentos de capacitação técnica. O resultado disso são ‘agentes de segurança’ desqualificados atuando na em uma função que não dominam e causando enormes prejuízos materiais e financeiros – tanto ao cliente quanto à empresa – por falta de condições de trabalho adequadas para o necessário desempenho do trabalho.
Sabemos que todo relacionamento que rende bons frutos é baseado no diálogo. E para que o resultado dos serviços de segurança sejam obtidos na melhor qualidade possível, a comunicação entre cliente e empresa de segurança é imprescindível. É de extrema importância que as duas partes tenham seus objetivos alinhados com a manutenção de uma comunicação rápida e clara.
Essa comunicação proporciona que as tomadas de decisões e demais ajustes sejam assertivos e eficientes na solução dos problemas, mantendo a qualidade dos serviços prestados e a satisfação do cliente.
Uma empresa de segurança que busca se destacar por excelência, deve montar um projeto de segurança para cada cliente, levando em consideração sua rotina e necessidades. Na Master trabalhamos em duas frentes:
Nossos consultores especializados vão até o local que receberá o serviço de segurança e fazem a análise de vulnerabilidades, observando as condições das instalações físicas do cliente, sua dinâmica de funcionamento e o local ou região em que se encontra. É a partir dessa coleta de dados, com foco na proteção de bens e na integridade das pessoas, que se inicia o próximo item do projeto exclusivo da Master, os PPS.
Nesta fase, a nossa equipe especializada monta – em conjunto com o cliente – um documento completo contendo todo o procedimento do posto de serviço que será montado no cliente. Este documento servirá de diretriz operacional para a Master e nossos colaboradores, apresentando com exatidão e clareza o que de fato será a nossa missão dentro da rotina de nosso cliente, incluindo informações e normas ao que se refere ao controle de acesso de pessoas e segurança interna das instalações.
Essa é apenas uma das razões pelas quais a Master é a melhor. Conte com a gente e tenha um serviço de segurança de verdade. Entre em contato com um de nossos consultores e agende uma visita. Assim, poderemos desenvolver o melhor projeto de segurança para garantir a sua tranquilidade no dia a dia: (91) 99162-3736.