Já ouviu falar no “golpe do cheiro”? Nesse texto vamos te explicar o que é esse golpe que está chamando atenção nas redes sociais.
O golpe tem sido registrado por muitas passageiras em diferentes regiões do Brasil, onde relatam passar mal durante as viagens em carros de aplicativos com sintomas de tontura, fraqueza e náuseas. Estes problemas estariam sendo causados por produtos químicos, como éter, clorofórmio ou metanol, com o intuito de praticar violência sexual, furtos e roubos.
Até o momento, 9 casos já foram relatados, conta Eduardo Lima de Souza, presidente da Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (AMASP).
Nos inquéritos concluídos até agora nas cidades paulistas, não há evidência de contaminação toxicológica nas vítimas ou nos veículos que foram para perícia. Segundo especialistas, essas substâncias são difíceis de detectar em exames periciais, isso porque elas se dissipam em pouco tempo, tanto no carro quanto no corpo da vítima. Por esse motivo é recomendado que o exame toxicológico seja feito no máximo uma hora após ter tido contato com a substância.
Dicas gerais antes de iniciar uma viagem:
Não entre em carro, onde a placa ou motorista não batam com as informações mostradas no aplicativo;
Sempre compartilhe a localização com alguém;
Use máscara em toda viagem;
Sentiu um cheiro estranho, saia do carro em segurança e comunique o incidente ao aplicativo.
O registro de boletim de ocorrência pode ser feito de forma online. Todas as delegacias atendem essas denúncias.
No Pará, ainda não há casos confirmados, porém é preciso atenção e cuidado para prevenir contra esse tipo de golpe. A Master é uma empresa que tem como prioridade a proteção e compromisso com a segurança das mulheres. Por esse motivo, divulgamos informações para que possam somar no dia a dia de cada uma.